O Batismo

-  Origens do Batismo 

 

 


O Batismo é o sacramento pelo qual começamos a fazer parte da vida de Deus e entramos na Igreja. É chamado o sacramento da geração porque é por meio do batismo que nascemos à vida do espírito, como o nosso nascimento natural.

 


O batismo tem uma grande tradição desde tempos muito antigos. Sendo um sacramento que no dá vida tem um forte simbolismo de purificação, de morte à uma vida prévia para renascer a uma vida nova, superior.

 


Nas tradições bíblicas existem muitas abluções rituais para as mãos, os pés, os vestidos. Tudo isto com a finalidade de reencontrar a pureza perdida pelo contato com realidades impuras. Os livros proféticos reagirão a ritos que são só externos exortando a uma purificação sobre tudo do coração.

 



A água tem um grandíssimo significado em toda a Sagrada Bíblia. Mencionemos alguns deles:

 


· O dilúvio universal (Gên. 6): todos os males da terra foram exterminados e com Noé, depois do dilúvio, iniciou-se uma nova geração.

 


· O Mar Vermelho (Êx. 15): o povo de Israel foi liberado da escravidão do Egito e o passo do Mar Vermelho significou a passagem da escravidão à liberdade, da morte à vida.

 



· Jordão (Josué 3): o povo que peregrinava pelo deserto atravessou o rio Jordão para entrar na terra prometida. É o cumprimento da promessa de Yavhé.

 


· Costado de Cristo na cruz (Jo 19,34): “Um dos soldados abriu-lhe o lado com uma lança e, imediatamente, saiu sangue e água”. O sangue é sinal da Eucaristia e a água do batismo, os sacramentos pelos quais Deus nos deu a nova vida pelos méritos da sua paixão, morte e ressurreição.

 



Estes são apenas alguns dos mais emblemáticos momentos da Bíblia onde podemos compreender um pouco mais a importância da água com um efeito mais além do material.

 



Um evento que marcou a instituição do sacramento do batismo foi o mesmo batismo de Jesus (cf. Mat. 3). Podemos tirar muitos ensinamentos deste momento importante na vida de Jesus.

 



· Cristo se submeteu ao batismo de João que era um batismo de penitência, sendo que ele não necessitava absolutamente. Cristo não tinha nenhum pecado e mesmo assim quis ser batizado. O motivo é mostrar a sua missão, o seu descer entre os pecadores para elevar-nos à natureza espiritual e divina.

 



· Jesus atravessou à outra margem para ser batizado. Este ato relembra as passagens do mar Vermelho, do rio Jordão onde o povo atravessou e foi salvado.

 


· Diz o texto que os céus se abriram. É o efeito contrário após o pecado original onde os céus se fecharam. Isto é o que o batismo vem fazer, abrir os céus nas nossas vidas.

 



· Vem uma voz do céu que diz: “Este é o meu Filho muito amado”. Trata-se de uma manifestação de Deus, a voz de Deus que consagra Jesus para a sua missão. Observe-se que não é um mandato como no Antigo Testamento: faça, seja, etc. mas um reconhecimento: é o meu Filho.

 


· Filho que quer dizer comprimento das antigas profecias onde se prometia a vinda do Messias.

 



· A unção do Espírito Santo que desce em forma de pomba e que permanecerá sempre com Cristo. Como depois do dilúvio a pomba desce paira na terra dando sinal da vida nova.

 


· O batismo de João era um batismo de penitência, não de perdão porque Cristo ainda não tinha morto na cruz para dar-nos a remissão. É um batismo que prepara o verdadeiro batismo, aquele instituído por Cristo, o batismo no Espírito.

 


· Jesus foi batizado uma só vez. No era uma ablução como qualquer outra onde se purificava, tornava-se a manchar e se purificava outra vez. O batismo concede uma purificação eterna, o perdão do pecado original. Os pecados pessoais cometidos após o batismo se perdoam com a confissão.

 

 

- Os tipos de Batismo

 

 

 

A igreja desde sempre reconheceu três tipos de batismo: de água, de desejo e de sangue. Vamos explicar o que significam estes três tipos de batismo.

 

 

 

 

O batismo de água é o comum batismo que conhecemos, que a sua vez pode ser feito por imersão ou por infusão. A imersão é a forma mais antiga e conservada ainda em muitas igrejas orientais, pela qual o catecúmeno é mergulhado da água três vezes, símbolo da Santíssima Trindade, e para significar mais visivelmente essa morte e vida, onde se “desce” ao túmulo e se ressurge à vida nova. A infusão é derramar a água na cabeça do batizando três vezes acompanhado das palavras: “Eu te batizo, NN., em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”.

 

 

 

 

O batismo assim chamado de sangue. A Igreja mantém a firme convicção de que as pessoas que morrem em razão da fé, os mártires, sem terem recebido o batismo porque ainda estavam em caminho de preparação, são batizadas por sua morte por e com Cristo.

 

 

 

 

O batismo de desejo é parecido ao anterior. Significa a intenção de batizar que tinha, mas foi impedido por qualquer razão e perdeu a vida. É o caso, por exemplo, dos fetos que morrem prematuramente. O desejo dos pais de batizarem se tivesse nascido é válido e a criatura é considerada batizada.

 

 

 

Sobre os ministros do sacramento do batismo temos que dizer quem pode batizar. Os ministros ordinários são os bispos, os sacerdotes e os diáconos. Em caso de necessidade, porém, a Igreja diz que qualquer pessoa pode batizar até mesmo um não católico. As únicas condições é que tenha a intenção de fazer o que a Igreja faz quando batiza e use a forma da Igreja, ou seja, a água e a fórmula trinitária (“eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”).

 

 

 

É importante manter sempre a matéria do sacramento que é a água e a fórmula. Sem tais elementos o sacramento não é válido, é como se não fosse realizado. Não valem nem mesmo sinónimos como, por exemplo, “eu te batizo em nome do Criador, do Redentor e do Santificador”. Isto não é válido porque não são as palavras do batismo como Cristo instituiu.

 

 

 

-  A celebração do Batismo

 

 

 

A celebração do Batismo tem uma riqueza enorme de significado. Vamos ir explicando cada um destes elementos que nos ajudará a aprofundar no nosso conhecimento e valorizar mais este grande sacramento.

 

 

Começa-se com o sinal da cruz no limiar da porta. Este sinal tem um duplo significado: quer assinalar a marca de Cristo a quem a nova criatura vai pertencer e quer significar a redenção que receberá, que veio por meio da cruz de Jesus.

 

 

A seguir vem o anúncio da Palavra de Deus, umas leituras apropriadas da Sagrada Bíblia. Esta ilumina com a verdade revelada, o que Deus nos anunciou e como quer que vivamos, e suscita uma resposta na fé.

 

 

Dado que o batismo é libertação do pecado e do seu instigador, o Diabo, pronuncia-se o exorcismo sobre o batizando. Segue a unção com o óleo dos catecúmenos que também tem esse significado de curar as feridas. Faz-se a renúncia à Satanás e assim preparados, pode-se fazer a confissão de fé da Igreja, por meio do Creio ou das fórmulas de profissão de fé.

 

 

Então a água batismal é consagrada com uma oração de invocação ao Espírito Santo. Nesta oração o ministro pede que o fiel que será batizado nasça da água e do Espírito.

 

 

Vem então o rito essencial do batismo que é pela triple imersão ou pela triple infusão de água acompanhada da fórmula trinitária: “eu te batizo, NN., em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”. De este forma, se realiza a morte ao pecado e a entrada na vida da Santíssima Trindade por meio da configuração ao mistério pascal de Cristo: paixão, morte e ressurreição.

 

 

A continuação é feita a unção com o óleo do crisma, um óleo consagrada e perfumado que significa o dom do Espírito Santo ao novo batizado. Esta unção significa uma consagração, o ungido é sacerdote, profeta e rei, incorporado à Cristo.

 

 

A veste branca simboliza que o batizado “vestiu-se de Cristo”, ressuscitou com Ele à uma vida nova, com um corpo glorioso. Mostra também o efeito do batismo na sua alma, a pureza total e imaculada.

 

 

Acende-se uma vela no círio pascal, que quer dizer que o neófito é iluminado por Cristo e que se torna agora “luz do mundo”.

 

 

Tendo sido incorporado à vida de Deus, feito seu filho, pode então dizer o Pai-Nosso. No caso dos que são batizados com mais idade, recebe-se juntamente o sacramento da crisma e a comunhão eucarística, na qual o neófito é recebido no “banquete das bodas do Cordeiro”.

 

 

Conclui-se com a bênção solene para que Deus acompanhe sempre a nova criatura nascida da água e do Espírito e abençoe todas as suas ações.

 

 

-  Os efeitos do Batismo

 

 

 

Os efeitos do batismo são muito significativos e a mesma celebração indica muitos deles. O mergulho na água, ou no seu defeito a infusão de água, faz apelo ao simbolismo da morte e da purificação, e também da regeneração e renovação. Esses efeitos são a purificação dos pecados e a o nascimento no Espírito Santo.

 

 

São Cirilo de Jerusalém chama o batismo “tumba e seio maternal”. São imagens que iluminam muito o que este sacramento significa na vida do cristão.

 

 

Com o batismo todos os pecados são perdoados. O pecado original e os pecados pessoais cometidos até o momento se a pessoa já tem uso de razão. Porém, permanecem certas consequências temporais do pecado como os sofrimentos, a doença, a morte ou as fragilidades como as paixões, a concupiscência, etc. Santo Tomás de Aquino explicando a permanência destas consequências diz que Deus permite que seja assim para significar que o sacramento concede a entrada na vida eterna, não o viver uma vida fácil e sem defeitos na terra. Também sinala que assim, o cristão tem que lutar na sua vida para ganhar a vida eterna.

 

 

O batismo além de perdoar-nos os pecados nos faz uma “criatura nova”, um filho adotivo de Deus que tornou “participante da vida divina”, membro de Cristo e coerdeiro com ele, templo do Espírito Santo. A partir do batismo Deus vem abitar realmente na alma do cristão e a sua presença no nosso mais íntimo nos deifica, nos faz agir como Deus porque no fundo Ele está dando todas as ajudas para isto.

 

 

Este sacramento nos incorpora à Igreja, nos faz seus membros. Somos um só corpo porque todos somos filhos de Deus. Por este dom, todos nós somos congregados por um vínculo muito grande que une a todos.

 

 

Na alma do cristão batizado é impressa de forma permanente um sinal indelével da presença de Cristo. Nada pode borrar esta marca. Por isso o batismo jamais pode ser desfeito, é uma realidade que fica para sempre.

 

 

 

 Fonte: https://nocoescatolicas.blogspot.com.br/