A Igreja bem Celebra os mistérios, em que Jesus institui a sagrada Eucaristia, o Sacerdócio , a vida, e derrota a morte. Lembremos assim do Tríduo pascal. Começado na Quinta feira Santa Terminado no Sábado Santo.
Na Quinta-Feira –Santa, Relembramos a instituição do Sacerdócio e da sagrada Eucaristia. Marcados pela celebração em que o padre lava os pés dos 12 discípulos, onde fica o gesto em que Jesus nos deixou como exemplo: Cingir-se com uma toalha, tomar com sigo uma bacia e jarra, lavando os pés. Eis o exemplo que Cristo nos deixa. Mas isso não é feito como uma encenação, mas sim como exemplo.
O parti do pão também na Quinta-Feira, Nos mostra a instituição da sagrada Eucaristia. “Toda vez que fizeste isso, o Fazei em memoria de mim”, Em cada momento Eucarístico, sempre fazemos o ponto culminante a sagrada Eucaristia. Aonde Jesus se faz pão, como naquela ultima Ceia junto aos Seus discípulos.
Na Sexta-Feira-Santa, Não existe sacramento algum, em nenhuma Igreja do mundo. A celebração consta de 3 Momentos, Primeiro o rito inicial, aonde o celebrante entra em Silencio, prostra-se a frente do altar. O segundo beijo da Cruz. E por fim a distribuição da Sagrada Eucaristia, a Eucaristia reserva do dia anterior que fica em um lugar para adoração. Na quinta feira, Consumidas pelos fieis.
“Eis o Lenho da Cruz do qual pendeu a salvação do mundo”, o Anuncio convite para comunidade, marca a Celebração da Sexta feira, Onde toda a comunidade presente na celebração aproxima-se da Cruz e beija.
O dia em que a comunidade, mas, espera Sábado-Santo, dia da maior vigília da Igreja. É Neste dia, em que os Sinos voltam a tocar, a Igreja Volta a cantar o hino do Gloria, o Exulte é proclamado. Marcando assim, a vitória de Cristo. O primeiro rito dessa celebração, é o Fogo novo, Cristo luz do mundo. O círio pascal é aceso, e levado pelo Ministro ate a Igreja. Também é marcado Pelos Batizados, pela Renovação das promessas Batismais, Pelo sacramento Eucarístico. Cristo Venceu a Morte.
Exulte de Alegria os anjos e multidão, Exultemos também nós por tão grande Salvação. Nós cantamos com alegria o exulte, marcando o inicio de um novo tempo, Cristo ressurgiu, ele Vive. Somos marcados pelo Tríduo pascal. Cristo nos deixa os exemplos, e nós devemos seguir. Não existe Maior amor, que dar a vida por um Irmão.